- A arte do neolítico
O período Neolítico foi o período sucessor da período Paleolítico. Aí temos o abondono do nomândismo e a sedentarização dos povos, a criação e formação das cidades e vilas, e a produção agrícola. Já sua arte pode ser considerada a primeira manifestação de pensamento e idéias dos primeiros habitantes da terra. caracteriza-se pelas escritas em cavernas, pinturas rupestres, uso da cerâmica com funcionalidade apenas de utecílios domésticos.
- A arte no Egito
Era uma das artes mais fortes. Possuia uma religião forte, ou seja, a maioria dos artefatos e construções eram fabricados e construídos com finalidade para a igreja. Tinha grandes e imponentes monumentos, que em síntese eram a sinais de poder. Já possuia uma escrita estruturada, sendo que no período neolítico ainda não dominavam a escrita. Sua cultura era rica e possuia muitos bens. E a principal característica da pintura era a lei da frontalidade, onde a cabeçã, e os membros superiores e inferiores ficariam sempre de perfil, e seu tronco deveria fikar sempre de frente.
- A arte na grécia
Essa arte foi marcada por vários ramos artísticos, como o teatro, a arquitetura, escultura, pintura. Em sua arte eles defendiam a paz, amor e liberdade. Em todos esses segmentos essa arte trazia características tanto da oredm dórica - simples e maciça, e ordem jônica - leveza.
- A arte romana
A arte romana foi marcada também pela escultura, arquitetura e pintura. Dentro da arquitetura tinha duas características que eram os arcos e as abóbodas. Exemplos de anfiteatros que representam essas características são: o Panteão e o Coliseu.
- A arte bizantina
Essa arte também era voltada basicamente para a religião, e sofria a imponência do Imperador Justiniano. Era bastante rica. E a característica mais evidente dessa arte era o mosáico, também usada para decorar as igrejas.
- A Arte românica e a arte gótica
São duas artes distintas, ams que podem ser postas juntas quando faz-se um paralelo entre as duas. Na arte gótica têm-se apenas um portal em suas construções e na arte românica mais de dois portais. Em síntese as duas surgiram em períodos diferentes, e foram aderidas principalmente nas contruções religiosas.